Identidade visual

Estamos vivendo a Era do Empreendedorismo. Muitas pessoas migrando de empregos convencionais para seus próprios negócios. Isso é importante para sociedade brasileira: novos empregos são gerados, há mais circulação de capital, além da felicidade do novo empreendedor por estar fazendo o que gosta, entre uma centena de outros benefícios.

Mas, o que fazer para manter o meu negócio? A resposta não é simples e também não é óbvia. Há muito a ser feito! Como por exemplo – ter uma identidade visual bem definida.

É comprovado que muitos negócios deram certo por conta da forma que se comunicavam. Quando pensamos na Apple rapidamente lembramos da maçã. Coca-Cola já enxergamos uma garrafa, daquelas clássicas de vidro, suando com o refrigerante de dentro bem gelado, com o rótulo vermelho. Essas imagens são estrategicamente pensadas.

Isso se dá porque temos registrado em nossa mente uma enorme variedade de sensações e símbolos quando consumimos ou quando ficamos expostos à determinadas marcas. Fica tudo armazenado no nosso inconsciente.

Para o seu negócio prosperar, uma identidade visual bem desenvolvida, tanto para marca quanto para o seu produto, pode ser mais do que um bônus – poderá determinar o sucesso de vendas da sua empresa por décadas.

Veja o processo necessário para a criação de uma:

Entenda o cenário em que sua empresa está

Primeiramente, você precisa saber onde está. Tem que estar ciente de quem é o seu público-alvo e a faixa etária dele. Quem são os seus concorrentes e como você pode descrever o seu produto.

Tendo em mãos respostas claras sobre estes questionamentos, você pode começar a criar a identidade visual do seu produto ou serviço de uma forma que ele se diferencie no mercado em que você atua ou irá atuar, que marque de forma positiva o psicológico do seu cliente e que se comunique com ele da melhor forma.

Contrate um profissional de comunicação que entenda sobre o desenvolvimento de marcas

Designers e publicitários são os mais indicados. Caso contrate freelancers da área, poderá ter mais gastos. O aconselhável é sempre procurar por alguma agência especializada em comunicação, que já possua em seu núcleo, chefes de criação, designers, webdesigners, redatores, entre outras funções que a sua marca possa precisar.

Eles, juntos das respostas das perguntas do primeiro tópico, saberão como criar a sua marca da melhor forma. O profissionalismo neste momento é fundamental. Tentar criar uma marca sem o conhecimento técnico e teórico de design e publicidade pode resultar até em um efeito contrário ao do sucesso que a identidade visual pode trazer se for bem feita. Sempre procure profissionais!

Mão na massa!

Identidade visual

É aqui onde a teoria e a prática começam a caminharem juntas! Você precisará definir os elementos visuais que irá querer na sua marca com a agência. Nessa hora que entra a tipografia das letras, a logomarca, a paleta de cores (sempre é importante trabalhar com a psicologia das cores), os traços, formatos, slogans e o perfil da marca no mercado, seja no ambiente físico ou na web. Dependendo do produto, até o estilo da embalagem, se for partir para uma estratégia de marketing de sensações, é decidido nesse momento.

Uma empresa com identidade visual de qualidade sempre deixa sua marca. Deixe a sua!

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