Tiago Souza na biblioteca do Centro Universitário Belas de São Paulo
Tiago Souza na biblioteca do Centro Universitário Belas de São Paulo

Hoje em dia, de modo geral, não basta mais você oferecer um produto ou serviço que apenas seja “bom”. É evidente que a qualidade é tão necessária quanto fundamental, mas só isso não basta: tem que promover!

Tiago Souza, 32 anos, publicitário, consultor de negócios digitais e professor universitário do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, conversou com a Vila Criativa para o post desta semana sobre o quanto é importante e o que é marketing digital.

Já para início de conversa, perguntamos: qual é a importância do marketing digital?

O marketing digital é importante porque tudo em marketing tem uma relação direta com o público que a gente atende e hoje se a gente for perceber, já há uns bons anos, o público de uma maneira geral, o tráfego de pessoas, têm migrado pro digital. Em um minuto no mundo, por exemplo, a gente tem quatro milhões de buscas no Google (…) Uma circulação de pessoas dentro das mídias sociais dos websites e dos locais possíveis dentro do digital na qual as empresas precisam prestar atenção”.

A via digital é uma das estratégias mais eficientes do marketing, cria uma relação direta e personalizada com o público, promove interação, consumo não só do produto ofertado mas também da marca e gera exposição em ambientes onde as pessoas estão sempre presentes, como celulares e computadores. Segundo Tiago, essa relação da empresa com o consumidor pelas vias digitais é muito benéfica, além de ser muito eficiente.  

Há também marcas que não investem em marketing digital e as consequências não são as melhores, acabam ficando em desvantagem com a concorrência. Tiago nos respondeu que elas perdem no quesito “relacionamento” porque as pessoas estão tanto nos ambientes reais quanto nos ambientes online e, dentro do mundo digital, a marca consegue interagir com seu público, além de mostrar os seus produtos e serviços.

“Não estar nesses ambientes tem uma consequência tanto objetiva, que é o fim do processo, quanto subjetiva, que é o processo em si. (…) Eu acho um grande erro uma marca não estar no digital, independente do seu público, independente do seu segmento. O digital é primordial”.

O marketing digital nada mais é do que uma forma, através de mídias, de uma marca promover o seu serviço e se colocar, de forma significativa, no mercado. O lucro é o produto final de um extenso processo em que uma das etapas para o sucesso do trabalho é a promoção da marca. Essa promoção pelos meios digitais agrega em contatos, valores e alcance.

Relação do cliente com a produção de conteúdo e o posicionamento da marca

Nunca os consumidores foram tão exigentes e conscientes com o que consomem, eles querem saber tudo sobre o produto, sobre sua produção e principalmente se a marca combina com ele. Isso leva ao fato de que o cliente não vai mais ao mercado e compra o que está sendo vendido porque são as únicas opções que ele tem disponível, agora, mais do que nunca, ele escolhe o que vai consumir dentro de vastas possibilidades. O que faz uma marca ser a escolha é a identidade que ela gera com um determinado nicho de pessoas.

Portanto, é necessário que essa empresa ou marca saiba produzir um bom conteúdo, se posicionar com qualidade e no tempo certo para atender as demandas do seu público:

“Quando a gente consegue escrever um texto de uma forma bonita, plena, acaba fazendo com que o encantamento do seu consumidor seja mais profundo. Do ponto de vista das mídias sociais também, mas de uma maneira um pouco diferente, que seria o segundo eixo, porque as mídias sociais entregam conteúdo, seja através de imagem ou texto unicamente, como por exemplo: Facebook é um local em que a gente tem muito texto, Instagram é o lugar em que a gente tem muita imagem, Youtube é um lugar mais audiovisual (…) A comunicação acontece muito forte ali e o usuário escolhe seguir você, o usuário escolhe interagir com você!”.

Estratégias de impulsionamento, Google e SEO

Entrevista com Tiago Souza, especialista em Marketing Digital

Tiago Souza também abordou temas importantes na entrevista como as estratégias do Google e do Search Engine of Optmitazion, o famoso SEO, um captador e impulsionador de palavras-chave que ajudam um conteúdo publicado na internet a ser encontrado com mais facilidade. Além de outras formas existentes de captar público. Sobre a importância de utilizar essas ferramentas:

As mídias orgânicas ou estratégias orgânicas, como ter website, ter canal no Youtube próprio, ter um perfil no Instagram, trabalhar o que a gente chama de SEO que é o Search Engine of Optimization e ter um bom rankeamento no Google gratuito ou Google orgânico, quando alguém faz uma busca sobre a marca ou sobre a solução que a marca tem e vai encontrar esse usuário, então, o marketing digital é importante justamente por isso, sem contar as formas de relacionamento que a gente tem com o público”.

Dica do especialista

Para Tiago é muito importante pensar nas mídias orgânicas, tanto quanto nas pagas, erro que muitas marcas e empresas cometem ao priorizar sua estratégia nas que exigem investimento. É inteligente fazer um bom site, saber trabalhar bem com SEO, criar bons storytellings que façam com que o público se mantenha interessado pela marca, além de trabalhar com qualidade os conteúdos orgânicos e saber utilizar recursos, como alimentar canal no youtube, entre outras situações que não envolvam investimentos em disparos e ferramentas de divulgação: “através desse relacionamento, você consiga fazer ele (cliente) chegar no momento auge da conquista que é fazê-lo colocar a mão no bolso e investir o dinheiro dele na sua empresa.   

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