Hoje em dia, de modo geral, não basta mais você oferecer um produto ou serviço que apenas seja “bom”. É evidente que a qualidade é tão necessária quanto fundamental, mas só isso não basta: tem que promover!
Tiago Souza, 32 anos, publicitário, consultor de negócios digitais e professor universitário do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, conversou com a Vila Criativa para o post desta semana sobre o quanto é importante e o que é marketing digital.
Já para início de conversa, perguntamos: qual é a importância do marketing digital?
“O marketing digital é importante porque tudo em marketing tem uma relação direta com o público que a gente atende e hoje se a gente for perceber, já há uns bons anos, o público de uma maneira geral, o tráfego de pessoas, têm migrado pro digital. Em um minuto no mundo, por exemplo, a gente tem quatro milhões de buscas no Google (…) Uma circulação de pessoas dentro das mídias sociais dos websites e dos locais possíveis dentro do digital na qual as empresas precisam prestar atenção”.
A via digital é uma das estratégias mais eficientes do marketing, cria uma relação direta e personalizada com o público, promove interação, consumo não só do produto ofertado mas também da marca e gera exposição em ambientes onde as pessoas estão sempre presentes, como celulares e computadores. Segundo Tiago, essa relação da empresa com o consumidor pelas vias digitais é muito benéfica, além de ser muito eficiente.
Há também marcas que não investem em marketing digital e as consequências não são as melhores, acabam ficando em desvantagem com a concorrência. Tiago nos respondeu que elas perdem no quesito “relacionamento” porque as pessoas estão tanto nos ambientes reais quanto nos ambientes online e, dentro do mundo digital, a marca consegue interagir com seu público, além de mostrar os seus produtos e serviços.
“Não estar nesses ambientes tem uma consequência tanto objetiva, que é o fim do processo, quanto subjetiva, que é o processo em si. (…) Eu acho um grande erro uma marca não estar no digital, independente do seu público, independente do seu segmento. O digital é primordial”.
O marketing digital nada mais é do que uma forma, através de mídias, de uma marca promover o seu serviço e se colocar, de forma significativa, no mercado. O lucro é o produto final de um extenso processo em que uma das etapas para o sucesso do trabalho é a promoção da marca. Essa promoção pelos meios digitais agrega em contatos, valores e alcance.
Relação do cliente com a produção de conteúdo e o posicionamento da marca
Nunca os consumidores foram tão exigentes e conscientes com o que consomem, eles querem saber tudo sobre o produto, sobre sua produção e principalmente se a marca combina com ele. Isso leva ao fato de que o cliente não vai mais ao mercado e compra o que está sendo vendido porque são as únicas opções que ele tem disponível, agora, mais do que nunca, ele escolhe o que vai consumir dentro de vastas possibilidades. O que faz uma marca ser a escolha é a identidade que ela gera com um determinado nicho de pessoas.
Portanto, é necessário que essa empresa ou marca saiba produzir um bom conteúdo, se posicionar com qualidade e no tempo certo para atender as demandas do seu público:
“Quando a gente consegue escrever um texto de uma forma bonita, plena, acaba fazendo com que o encantamento do seu consumidor seja mais profundo. Do ponto de vista das mídias sociais também, mas de uma maneira um pouco diferente, que seria o segundo eixo, porque as mídias sociais entregam conteúdo, seja através de imagem ou texto unicamente, como por exemplo: Facebook é um local em que a gente tem muito texto, Instagram é o lugar em que a gente tem muita imagem, Youtube é um lugar mais audiovisual (…) A comunicação acontece muito forte ali e o usuário escolhe seguir você, o usuário escolhe interagir com você!”.
Estratégias de impulsionamento, Google e SEO
Tiago Souza também abordou temas importantes na entrevista como as estratégias do Google e do Search Engine of Optmitazion, o famoso SEO, um captador e impulsionador de palavras-chave que ajudam um conteúdo publicado na internet a ser encontrado com mais facilidade. Além de outras formas existentes de captar público. Sobre a importância de utilizar essas ferramentas:
“As mídias orgânicas ou estratégias orgânicas, como ter website, ter canal no Youtube próprio, ter um perfil no Instagram, trabalhar o que a gente chama de SEO que é o Search Engine of Optimization e ter um bom rankeamento no Google gratuito ou Google orgânico, quando alguém faz uma busca sobre a marca ou sobre a solução que a marca tem e vai encontrar esse usuário, então, o marketing digital é importante justamente por isso, sem contar as formas de relacionamento que a gente tem com o público”.
Dica do especialista
Para Tiago é muito importante pensar nas mídias orgânicas, tanto quanto nas pagas, erro que muitas marcas e empresas cometem ao priorizar sua estratégia nas que exigem investimento. É inteligente fazer um bom site, saber trabalhar bem com SEO, criar bons storytellings que façam com que o público se mantenha interessado pela marca, além de trabalhar com qualidade os conteúdos orgânicos e saber utilizar recursos, como alimentar canal no youtube, entre outras situações que não envolvam investimentos em disparos e ferramentas de divulgação: “através desse relacionamento, você consiga fazer ele (cliente) chegar no momento auge da conquista que é fazê-lo colocar a mão no bolso e investir o dinheiro dele na sua empresa”.