Como a falta de atenção com o registro de domínio pode acabar com a estratégia de divulgação e/ou posicionamento da sua marca.

Reprodução do site www.bolsonaro.com.br que faz oposição ao Presidente Jair Bolsonaro. Atualização 09/11/22: atualmente o site foi retirado do ar e o domínio está bloqueado para a compra.

Antes de começarmos, é importante informar que este conteúdo aborda apenas aspectos técnicos da internet, não tendo nenhum vínculo político partidário.

Recentemente foi amplamente divulgado pela mídia que o domínio BOLSONARO.COM.BR havia sido “perdido” pelos responsáveis pela gestão de conteúdos online do Presidente Jair Bolsonaro. Se foi perdido ou não, até porque nem sei se esse endereço já era de propriedade da equipe do candidato, a questão principal aqui é o quão valoroso é um domínio nos dias de hoje.

Independentemente da forma ou frequência de utilização de um site, o domínio é a parte mais valiosa. É como o RG do site. Perder um domínio, de cara, já faz com que diversos serviços atrelados a ele parem de funcionar, como os e-mails, por exemplo. Assim como os números de telefone fixo no século passado, muitas pessoas guardam o endereço do site “na cabeça” e para as que não guardam, o Google e outros buscadores fazem essa função. E não só para que o cliente entre em contato com você.

Indexações de conteúdo e referenciamento se utilizam do endereço do site como valor principal. A pontuação de sua página também. Domínios com muitos anos de existência ajudam os robôs na hora de escolher o que mostrar ao usuário, uma vez que sites mais antigos geralmente possuem um histórico de acesso que é levado em conta pelos buscadores.

Mas como se perde um domínio?

Não existe uma fórmula para o isso, até porque é bem difícil acontecer algo do tipo. A principal causa é o descuido mesmo.

Por ser um pagamento de valor baixo e anual, muitas vezes o pagamento só é feito após o site sair do ar. A REGISTRO.BR, braço da NIC.br que é a empresa responsável pelo gerenciamento dos domínios .com.br, não se comunica com regularidade com seus assinantes, por isso muitas vezes seus comunicados e avisos são ignorados.

Aí, quando o prazo expira o site sai fora do ar e o desespero começa. Mas ainda não é o fim do mundo. O domínio com pagamento em atraso não é perdido, ele entra em um estado de congelamento, onde o seu responsável tem até 60 dias para regularizar o pagamento e voltar com tudo como era antes.

Encerrando a fase de congelamento, o domínio ainda não está perdido, ele entra em processo de liberação. Durante esse período, dos os domínios com pendência de pagamento já podem ser reservados por outras pessoas, mas ainda não podem ser adquiridos.

Apenas após essa fase, que dura em torno de outros 60 dias, é que o domínio fica liberado para a aquisição de uma das pessoas que se candidatou na etapa anterior. Ou seja, são necessários quatro meses de inação para se perder o endereço do site. E acontece.

Oxford Porcelanas

Um caso que presenciei no início dos anos 2000 foi o da empresa de porcelana OXFORD. Bem conhecida no mercado e uma das maiores empresa do segmento no País, a Oxford perdeu seu domínio www.oxford.com.br para um dos clientes da Vila Criativa, a Oxford Equipamentos Hospitalares.

Site atual da Oxford Porcelanas

Na época, a fábrica de copos, pratos e coisas do tipo, se esqueceu de pagar o domínio principal e, quando nosso cliente foi comprar um domínio, realizou a busca e encontrou o endereço disponível para contratação. Dias depois, uma pessoa da Oxford Porcelanas entrou em contato com a empresa homônima pedindo a devolução do domínio. Até ofereceram uma boa quantia em dinheiro pela devolução, hoje seria algo na casa dos R$ 10.000,00, mas um domínio curto e fácil de ser lembrado vale muito mais do que isso.

O final da história é que na época, além de alguém provavelmente ter sido demitido, todos materiais impressos da companhia, como cartões de visitas, embalagens e anúncios, precisaram ser ajustados e reimpressos, e ainda hoje, para encontrar a Oxford Porcelanas, você precisa de escrever mais 10 letras no domínio.

Ter atenção ou contar com profissionais, eis a questão.

Apesar desses e outros “causos”, manter seus domínios em dia nem é caro nem exige muita habilidade. Basta você entender se esse gerenciamento cabe dentro das suas atribuições diárias ou se prefere ficar tranquilo e deixar isso para uma empresa profissional. Para te ajudar nessa escolha, confira essas dicas:

  • Crie lembretes em sua agenda com a data de expiração do seu domínio. Inclua no lembrete o nome da empresa registradora e seus dados de acesso.
  • Utilize prazos de registro mais longos que 1 ano, assim você precisa se preocupar com isso poucas vezes. Aqui na Vila, sempre renovamos o nosso domínio a cada 10 anos.
  • Registre o seu domínio através da sua empresa de hospedagem. Essas empresas permitem que você habilite o pagamento automático via cartão de crédito.
  • Conte com suporte de empresas especializadas como a Vila Criativa. Nós, por exemplo, possuímos um pacote de manutenção de sites que tem o registro de domínio incluso.
Site da GoDaddy com o preço do domínio Bolsonaro.com, acima de 35 mil.

Quer saber mais sobre domínios de sites, então acesse as principais empresas do ramo como Registro.br ou a Godaddy e faça uma busca. Você sabia que existem domínios que podem custar uma pequena fortuna? Bom, mas isso é conversa para outro post.

Você pode contar com a gente!

Aqui na Vila Criativa construímos mecanismos internos (sistema e equipe profissionalizada) e externos (atendimento ao cliente) para que você não se preocupe em perder seu domínio, mas que tenha confiança e estrutura para potencializá-lo na internet. Por isso criamos o Plano de Suporte: por uma mensalidade que compensa no orçamento, você tem a garantia de que todos os meses terá assessoria, consultoria e segurança no que diz respeito ao site do seu negócio. Como se fosse, ao mesmo tempo, um seguro e um convênio especializado na suas páginas da web.

Fizemos para atender uma necessidade que não tem rosto nem tamanho: serve para pequenas, médias ou grandes empresas, do pequeno empresário que não tem tempo de cuidar dessa parte e prefere terceirizar, às grandes empresas, onde somos parceiros das suas equipes de T.I.

Caso você tenha interesse, não hesite em entrar em contato. Pode mandar um e-mail para mim mesmo: luiz.costa@vilacriativa.com.br que eu te envio detalhes de como funciona o plano.

Até mais!

Luiz Costa
Sócio-Diretor de Criação da Vila Criativa

Av. Paulista, 2028 • Conjunto 111 • São Paulo • 01310-927 © 2006 Copyright • Todos os direitos reservados