Página inicial do UOL em 1996. (Imagem: Reprodução/UOL)

Quem é mais velho deve lembrar muito bem o quão simplório e (com todo respeito) até mesmo feio um site era há mais de vinte anos: muita poluição visual, navegação confusa e layout grotesco. Claro que precisamos analisar o cenário da época, em que a internet praticamente engatinhava. O caso aqui é que ter um site com caras do século passado é inadmissível se tratando de conquistar clientes.

Atualmente, a internet tem um rol quase infinito de recursos que otimizam um site, tornando-o bonito, atraente e fácil de navegar, fatores esses que são os primeiros a interferirem no tráfego e na colocação nos resultados de buscas do Google. Outros probleminhas podem prejudicar, e muito, a funcionalidade da sua página. Confira os principais:

Má estrutura

Um site não pode ser criado no impulso. A estrutura dele deve ser muito bem pensada para que não haja desalinhamento de imagens e textos ou elementos fora de ordem. No nosso processo de criação de sites, começamos pelo wireframe, que nada mais é do que um esqueleto que mostra como ficarão distribuídos elementos e seções. O uso do wireframe deixa o processo de criação muito mais rápido e assertivo.

Responsivo

O acesso à internet via dispositivos móveis é uma realidade, é uma tendência, está aí e você precisa caminhar com ela. De que adiante um site lindo na tela de um PC se, no celular, ele nem sequer abre? Seu site precisa ser o mesmo independentemente do meio usado para acessá-lo. É isso que chamamos de site responsivo, recurso que deve ser pensado lá no começo, quando o layout está sendo montado.

Muitas cores!

Cores berrantes, além de afugentar o internauta, podem causar dores de cabeças nele. (Reprodução: Analya/Freepik)

Seu site não precisa ser a Marquês de Sapucaí em pleno Carnaval se não houver necessidade. Algo colorido demais incomoda muito e afugenta os internautas (e quem diz isso não somos nós, mas a psicologia das cores). Tons fortes demais podem causar tontura e dor de cabeça, então o ideal é deixá-las mais suaves. Mesmo que seu site precise ser colorido, bom senso é sempre bem-vindo.

Site infinito

Tudo precisa ter um fim, até mesmo seu site. Calma, queremos dizer que ele não pode ter uma rolagem infinita. Ele precisa ter um tamanho razoável, para que o visitante não fique descendo, descendo, descendo… Caso haja muita informação em uma página, procure resumi-la, editá-la ou até mesmo transferi-la para uma nova seção.

Home ≠ Páginas internas

A home do site é linda, já as páginas internas… Pois é, precisa haver uma unificação no layout e nas informações. De que adianta uma página inicial maravilhosa se o restante não conversa com ela? É o mesmo que ir a um restaurante alto padrão que serve comida ruim. Essa é uma das vantagens do wireframe que utilizamos: ele permite que deixemos tudo por igual, e isso é muito importante. Seu site não pode passar a impressão que sua empresa é uma verdadeira bagunça!

Navegação confusa

Um site confuso afugenta os visitantes e possíveis contatos comerciais. (Reprodução: Analya/Freepik)

Nada mais frustrante (e irritante) do que um site com navegação confusa: links que não funcionam ou que direcionam para lugar nenhum, cabeçalho com “trocentas” seções jogadas, sem uma coesão, páginas internas que nem precisavam estar ali… se o site for muito confuso, o visitante nem vai se preocupar em tentar entendê-lo, abandonando-o imediatamente. Diminua o número de seções (ou as transforme em subcategorias) reunindo tudo que for similar em um só lugar, excluindo o que for desnecessário para torná-lo mais navegável.

Muita informação!

Sim, informações são necessárias, porém o visitante não pode ter uma overdose delas logo de cara. A home page precisa ser igual a um teaser, que aguce a curiosidade do internauta e o faça navegar pelo site. Deixe informações completas para páginas internas ou, se seu site for página única, coloque uma forma para que o visitante entre em contato com sua empresa. Caso seu site precise mesmo de muita informação, use recursos para mantê-las organizadas. O WordPress, por exemplo, tem uma infinidade delas.

Linguagem

Você já conversou com alguém e não entendeu nada do que ela fala? Ou pior: você já falou algo que ninguém entendeu? Isso é desconfortável. Então, é muito importante que seu site converse com seu público-alvo de forma efetiva. Para isso, trace um perfil dos seus clientes: eles aceitam um palavreado mais popular ou rebuscado? Precisam de muita ou pouca informação? O tom do texto garante o sucesso (ou o fracasso) do seu site.

—-

Você não precisa quebrar a cabeça para resolver esses problemas: deixe com a gente! A criação de sites é uma das especialidades da Vila Criativa, que garante entrega de sites 100% responsivo, com aplicações de segurança contra invasões e o melhor custo-benefício para você.

Além da criação, desenvolvemos também um serviço de hospedagem, assim você pode dedicar seu tempo para a administração e sucesso do seu negócio. Nossa hospedagem oferece tráfego ilimitado, suporte técnico e domínio grátis!

Basta entrar em contato com nosso departamento comercial por e-mail, pelo telefone (11) 3853-8452 ou pelo WhatsApp (11) 3881-0828. Temos o plano que cabe no seu bolso!

Av. Paulista, 2028 • Conjunto 111 • São Paulo • 01310-927 © 2006 Copyright • Todos os direitos reservados