Um site atrativo e que traga as informações necessárias do seu negócio pode ser o fator decisivo na conquista de novos clientes e de importantes parcerias corporativas. Listamos abaixo alguns dos benefícios que um site traz para uma empresa:
- Mais credibilidade: uma empresa que não está na internet é considerada ultrapassada e/ou não acessível, já que muitos consumidores recorrem a sites para buscar informações de produto ou serviço que desejam adquirir.
- Conquista de novos clientes: por exemplo, é comum que as pessoas realizem buscas como “restaurantes em São Paulo” ou “advogados em Recife” na hora das compras. E o seu site é uma excelente forma de ser notado por eles e fidelizar uma nova gama de consumidores.
- Sua marca global: não existem fronteiras no mundo virtual. Um site permite que sua empresa alcance desde o bairro vizinho até o mais distante país. É a sua chance de ampliar os horizontes comerciais, firmando parcerias nacionais e até internacionais.
- Você disponível 24 horas: uma loja ou escritório tem horário de funcionamento determinado, mas um site está sempre “aberto” para consulta de informações ou exposição de produtos. Ou seja, é fundamental para atrair mais interessados pela sua empresa.
- Canal de atendimento: um site pode listar respostas às dúvidas mais frequentes dos clientes, enviar mensagens para sua caixa de e-mail, possui espaço para comentários e avaliações e ainda exibir seus produtos. Hoje em dia, agilidade no atendimento é tudo que os consumidores querem.
- Canal de vendas: a internet ajuda a lucrar. Uma loja virtual pode tanto substituir uma loja física (mais cara para manter), quanto pode ser uma extensão dela (uma maneira diferente de vender). Usando um site para vendas, você consegue enviar sua mercadoria para outros países, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
- Baixo custo de investimento: as ferramentas que a internet disponibiliza para você são infinitas. Seu site tem custo de produção reduzido se comparado a outras formas de divulgação e vida útil mais longa do que folhetos impressos, por exemplo. Com uma boa estratégia de marketing digital com publicidade, o valor investido retorna com lucro de forma mais rápida.
- Integração com redes sociais: elas estão aí e não tem como fugir. O poder de um comentário nas redes sociais é maior do que imaginamos, então usá-las a seu favor é fundamental para a imagem da sua empresa. Canal de atendimento, de divulgação de produtos e promoções, elas são ferramentas importantes para medir em tempo real a relação da sua marca com seus clientes.
“Ah, você diz uma versão mobile?”. Não, são duas coisas diferentes.
Um site responsivo é aquele que oferece a mesma qualidade de resolução se for acessado tanto pelo celular quanto pelo computador. Isso acontece pela capacidade que seus elementos, como texto e imagens, têm de se adaptar à plataforma usada para o acesso. Já um site em versão mobile é aquele que foi construído exclusivamente para dispositivos móveis, sendo que seu acesso através de computador de mesa seja ou impossível ou resulte em uma qualidade de resolução inferior. Ou seja, um site versão mobile não é responsivo. Veja algumas razões para sua empresa possuir um site responsivo:
- Melhora a experiência do usuário: se uma pessoa acessa um site pelo celular e se depara com itens desalinhados ou com a necessidade de zoom para achar informações, há uma chance de 61% dele sair correndo dali e pesquisar por outro. Agora, se a experiência for positiva, as chances de conversão para uma compra são de 67%. Esses números são do Google Think Insights.
- Acesso mobile é tendência: como dissemos anteriormente, 43% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente por celulares. Segundo o Digital, Social & Mobile, esse costume tende a crescer, já que as visitas a sites via desktops caiu 12% ainda em 2015, enquanto que os acessos via celulares aumentaram 109% em relação ao ano anterior.
- SEO: a sigla define um conjunto de técnicas que melhora a posição de um site nos resultados de busca. O Google sempre favorece websites responsivos, colocando-os à frente daqueles que não são. Seu site bem posicionado em uma pesquisa melhora o tráfego, aumentando, por sua vez, as chances de novos negócios.
- Velocidade da página: o Google recomenda que um site carregue em até 2 segundos em dispositivos móveis. Caso contrário, as chances de fuga do usuário são grandes. Um site responsivo é bastante leve, fazendo com que abra mais rápido pelo celular do que no computador, por exemplo.
- Menos rejeição: este item está diretamente ligado à experiência do usuário. Se ele for recebido por um site com problemas de alinhamento ou que demore para carregar, ou seja, um site não responsivo, ele certamente irá em busca de outro. Isso é algo para se cuidar, pois a ferramenta do Google interpreta como um site problemático, perdendo posições nos resultados de busca e, consequentemente, perdendo usuários navegando por ele.
- Mais vendas: só em 2015, o Digital, Social & Mobile identificou que 15% das pessoas fizeram compras on-line via celular. Apesar da preferência brasileira ainda ser desktop, é uma realidade que vem mudando, então ter uma loja virtual responsiva ou um até mesmo em um aplicativo é tendência.
- Mais leads: a integração com as redes sociais é fundamental para melhorar o tráfego do seu site. Se o link no feed de notícias do usuário levar a uma página desalinhada, ele não irá procurar abri-la em um desktop: vai simplesmente ignorar seu site e dificilmente voltará a acessá-lo.
- Interação nas redes sociais: diretamente ligado ao item anterior, uma webpage responsiva tem muito mais chances de ser compartilhada nas redes sociais, podendo ser acessada por outros mobiles ou por desktop sem que haja queda na qualidade do acesso.
- Futuro: como o layout responsivo é desenvolvido pensando-se nas diferentes resoluções possíveis, ele já está preparado para o futuro. Se futuramente criarem um dispositivo totalmente novo, certamente seu site funcionará nele.
A tecnologia avança, a velocidade da informação também. Não basta você manter sua página na internet para fazer sucesso: é preciso cuidar dela. Investir em publicidade digital, atualizar layout e informações, investir em conteúdo de qualidade ou novas tendências. Confira algumas razões:
- Fique na moda: assim como no mercado vestuário, o que era moda há dois anos já pode estar ultrapassado, então sua página pode estar precisando de uma nova roupagem. Imagens atualizadas, cores mais atrativas, menos texto, mais dinamismo: vale tudo em layout para atrair e cativar mais seu público-alvo.
- Evolua com seu target: os consumidores de hoje não são como os de anos atrás. O seu público-alvo pode ter mudado de costumes e até sua forma de falar, então seu site deve acompanhá-los no mesmo ritmo. Um site out é tudo que você não quer!
- Seguir tendências: a velocidade de consumo de produtos ou de serviços faz com que novas tendências surjam a cada momento. Pesquisar se há novidades na sua área de atuação, incorporá-las ao seu negócio e atualizar a informação em seu site é estar sempre à frente da concorrência.
- Valorização da sua marca: nada mais valioso para um empreendedor do que sua marca. Grandes empresas atualizam sua comunicação visual, e consequentemente seu site, com certa frequência para mostrar que estão em constante evolução, buscando sempre ampliar mais seus horizontes.
- Estimula a volta do cliente: um site gostoso de navegar aumenta as chances de ser novamente visitado, podendo ainda ser indicado a outras pessoas. Você voltaria para um lugar em que não se sentisse bem? O cliente internauta também não!
- Menos é mais: quanto mais simples um site for de navegar, melhor será sua colocação em sites de buscas. Foi-se o tempo de sites com diversas páginas internas, navegação complexa e excesso de informação. A palavra-chave da atualidade é dinamismo.
Enfim, a internet possui uma gama infinita de recursos que trabalham a favor da sua empresa. Interação, rapidez, fluidez, a lista de benefícios que a internet oferece também é tão infinita quanto. E o primeiro passo para usufruir dessas ferramentas online é construir um bom site, mantê-lo sempre atualizado e que seja acessível de diferentes lugares, dominando o mundo virtual para conquistar o real. Porque eles já não são mais universos paralelos: eles coexistem.