Foi em 25 de janeiro de 1554 que doze padres jesuítas construíram um colégio na povoação de São Paulo de Piratininga. Montado entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, o barracão feito de taipa de pilão buscava a catequização dos povos indígenas. Nascia São Paulo, a cidade que hoje é capital financeira, corporativa, mercantil e gastronômica do país.

Na próxima sexta-feira, ela completará 465 anos de história. Entre vitórias e derrotas, problemas e soluções, a Terra da Garoa se tornou a cidade mais populosa das Américas e de todo o hemisfério sul do planeta. Com mais de 11 milhões de habitantes, São Paulo cresceu graças à influência de culturas de diversos povos do mundo.

Aproveitando que o aniversário de Sampa vai cair nesta sexta-feira (tem feriadão municipal vindo aí \o/), preparamos uma listinha de lugares que valem um passeio. E olha que não é nem a ponta do iceberg. São Paulo tem parques, cinemas, galerias, ruas, infinitas possibilidades para se visitar, fotografar e curtir.

Mirante 9 de julho
O Mirante 9 de julho virou ponto dos apreciadores de cultura. (Imagem: Reprodução/Mirante)
Durante mais de 70 anos, um grande salão sobre o Túnel 9 de julho ficou abandonado, esquecido e negligenciado. Hoje, está em pleno vapor como um centro multicultural, com direito a restaurante, cafeteria e exposições gratuitas. Em algumas datas, há até sessões gratuitas de cinema ao ar livre. Confira a programação no site do mirante, pois vale uma visita.

Rua Carlos Comenale, s/nº
Horários variados
Acesso a pé, logo atrás do MASP

SESC Avenida Paulista
O mirante do SESC é disputadíssimo entre seus visitantes. (Imagem: Reprodução/Vou na Janela)
Uma das mais novas unidades a serem inauguradas, o SESC Avenida Paulista se destaca entre os centros culturais da avenida mais famosa da cidade. Com direito a programações esportivas e culturais (e um mirante fabuloso, com uma maravilhosa vista 180 graus da cidade), a entrada é gratuita. Veja no site o que dá para curtir nele.

Avenida Paulista, 119 – Bela Vista
Terça a sábado, das 10h às 22h
Domingos e feriados, das 10h às 19h
Estação Brigadeiro (Linha 2 – Verde)

Parque da Água Branca
O Parque da Água Branca tem um clima de interior e uma extensa área verde. (Imagem: Reprodução/Melhores Destinos)
Experimente um clima de fazenda dentro da capital. Com direito a galinhas, galos, pavões, gansos e muitos outros animais soltos, o Parque da Água Branca oferece um leque de atividades para adultos e crianças. Tem carrossel, lago com peixes, trenzinho, playground, além de uma área verde fantástica. O site oficial lista tudo que ele oferece, inclusive regrinhas a serem seguidas. A entrada é franca.

Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda
Segunda a segunda, das 6h às 20h
Estação Barra Funda (Linha 3 – Vermelha)

Museu do Futebol
O acervo fixo do museu traz a história do futebol com muita interatividade. (Imagem: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo)
Na década de 1940, quando foi inaugurado, o Estádio do Pacaembu era o mais moderno da América Latina. Ele ainda é palco de grandes jogos e, desde 2008, é a casa do Museu do Futebol, que conta a trajetória do esporte mais popular do país em uma mostra fixa e interativa. O museu também tem exposições temporárias e atividades infantis, principalmente nas férias, que encantam até mesmo aqueles que não são fãs do esporte.

Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada até as 17h)
Dia 27/01, o museu fechará mais cedo
R$ 15 (R$ 7,50 meia-entrada)

Liberdade
A rua Galvão Bueno é o coração do bairro da Liberdade. (Imagem: Reprodução/Passear e Fotografar)
São Paulo é casa de 400 mil orientais e descendentes, abrigando a maior comunidade oriental fora da Ásia, principalmente na Liberdade. Isso fez com que o bairro se tornasse uma vitrine ao ar livre da literatura, vestuário, gastronomia, praticamente tudo relacionado a japoneses, chineses, coreanos, tailandeses, e outros. Aproveite para conhecer mais sobre esses povos e, claro, comprar produtos com preço muito mais em conta.

Comece pela Rua Galvão Bueno
Cada loja tem horários de funcionamento distintos
Estação Liberdade (Linha 1 – Azul)

Rua dos Pinheiros
A rua dos Pinheiros virou ponto para happy hour e refeições gourmet. (Imagem: Reprodução/Guia da Folha)
Uma verdadeira galeria de restaurantes, bares e cafeterias, a rua é perfeita para refeições ou um bom happy hour. Nos últimos anos, a rua dos Pinheiros e seus arredores, na zona oeste da capital paulista, viraram point para amantes das cozinhas libanesa, italiana, oriental, mexicana e tantas outras. Vale um passeio por lá. Uma dica: vá de barriga vazia. Inclusive, uma das queridinhas do programa MasterChef Brasil, a chinesa Jiang Pu, abriu o Chi Restaurante na rua Cônego Eugênio Leite.

Rua dos Pinheiros – Pinheiros
Cada restaurante tem horários de funcionamento distintos
Estação Fradique Coutinho (Linha 4 – Amarela)

Av. Paulista, 2028 • Conjunto 111 • São Paulo • 01310-927 © 2006 Copyright • Todos os direitos reservados