(Imagem: Freepik)

O ano de 2018 praticamente já acabou. Para muitos, esta é a última semana útil do ano, um ano cheio de controvérsias, revelações, momentos tensos… mas também foi um ano de grandes conquistas para muitas pessoas. Então, para celebrar o encerramento de mais este período, reunimos aqui algumas das curiosidades e acontecimentos positivos de 2018.

Em 29 de janeiro foi lançado o filme Pantera-Negra, o primeiro da Marvel a ter um protagonista negro. Meses depois, ele se tornaria o primeiro longa de super-herói a alcançar a marca de 1 bilhão de dólares em bilheterias no mundo.

Em 31 de janeiro, pela primeira vez em 150 anos, ocorreu o fenômeno Superlua Azul de Sangue. O evento uniu dois acontecimentos astronômicos de uma só vez: o chamado Superlua Azul (quando a lua fica 14% maior e 30% mais brilhante) e o eclipse lunar (quando o satélite ganha uma coloração avermelhada ao ser sombreada pela Terra).

Em 9 de fevereiro começaram os Jogos Olímpicos de Inverno na cidade de Pyeongchang, na Coreia do Sul. Na cerimônia de abertura, os atletas das duas Coreias desfilaram juntos sob uma mesma bandeira, em um momento histórico e, até então, inédito. Os esportistas e seus treinadores foram aplaudidos por 30 mil espectadores no estádio olímpico da cidade-sede.

Sob uma mesma bandeira, atletas sul e norte-coreanos foram ovacionados em Pyeongchang. (Imagem: Reprodução/Globo Esporte)

Em 16 de fevereiro entramos no Ano do Cachorro, segundo o calendário chinês (que já está em 4716). Segundo o horóscopo, os nascidos sob regimento do totó são fieis, ativos e protetores. Falamos sobre ele aqui.

Em 3 de abril, astrônomos encontraram Icarus, a estrela mais antiga e mais distante já registrada, situada a 9 bilhões de anos-luz da Terra. Estima-se que ela tenha sido uma das primeiras a surgir após o big bang.

Em 16 de abril, o grupo radical separatista ETA, da região basca, na Espanha, finalmente chegou ao fim após 40 anos de participação em atos terroristas e conflitos armados.

Em 18 de abril, o filme Pantera-Negra estreou na Arábia Saudita, marcando a reabertura dos cinemas do país, fechados desde 1983.

Em 27 de abril, outro acontecimento em favor da paz: Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul, e Kim Jong-Um, líder norte-coreano, se comprometeram a assinar um acordo de paz para encerrar a Guerra da Coreia. Tecnicamente, as duas nações vivem sob conflito desde 1950, quando houve a segregação.

Em 24 de junho, outra grande conquista na Arábia Saudita: finalmente, o país concedeu às mulheres o direito de dirigirem veículos motorizados. Era a última nação no mundo que ainda considerava o simples ato como uma atividade ilegal.

Esraa Albuti, diretora da Ernst & Young saudita, exibe sua carteira de motorista. (Imagem: Reprodução/Ministério da Informação da Arábia Saudita)

Em 15 de julho, a França venceu, pela segunda vez, a Copa do Mundo de Futebol, sediada na Rússia.

Em 27 de julho, pela segunda vez no ano, a Lua passou por um eclipse, repetindo o fenômeno de Lua de Sangue.

Em 12 de agosto, a NASA lançou a sonda espacial Parker em direção ao Sol para estudar mais de perto a superfície do astro-rei. A previsão é que ela complete sua missão de análise em 2025.

Em 6 de setembro, a Índia descriminalizou a homossexualidade.

Entre 6 e 18 de outubro aconteceu a 3ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, que reuniu jovens com idade entre 15 e 17 anos de 206 países diferentes. Foi a primeira vez que a edição ocorreu nas Américas. O Brasil conquistou 2 medalhas de ouro, 4 de prata e 7 de bronze, ficando com a 28ª colocação.

Em 23 de outubro, a China inaugurou a ponte marítima mais extensa do mundo. A Hong Kong-Macau-Zhuhai tem impressionantes 55km sobre o Mar da China.

Em 31 de outubro, outro recorde: a Índia inaugurou a maior estátua do mundo. Chamada de Estátua da Unidade, ela homenageia Sardar Vallabhbhai Patel, líder do movimento pela independência do país. Com 182 metros, supera o Buda do Templo da Primavera, na China, em 54 metros.

Estátua da Unidade, na Índia, a maior do mundo. (Imagem: Reprodução/Yatra)

Em 1º de novembro chegou ao fim, após 11 anos de serviço, a missão espacial Dawn. Ela observou e estudou com sucesso, desde 2007, os planetas-anões Ceres e Vesta, localizados entre Marte e Júpiter.

Em 11 de novembro comemorou-se 100 anos do fim da 1ª Guerra Mundial.

Em 18 de novembro entraram em domínio público as obras de Monteiro Lobato, ou seja, elas poderão ser usadas e publicadas sem que haja cobrança de direitos autorais.

Em 26 de novembro, a sonda espacial InSight pousou com sucesso em Marte para estudar o Planeta Vermelho. O evento foi transmitido ao vivo pela internet, através do site oficial da NASA, a agência espacial norte-americana.

Outras coisas boas ainda podem acontecer antes das badaladas do novo ano… e muitas delas podem partir de você. Pratique pequenas ações positivas no dia a dia, porque qualquer ação faz uma grande diferença no mundo.

Boas festas! 😉

Av. Paulista, 2028 • Conjunto 111 • São Paulo • 01310-927 © 2006 Copyright • Todos os direitos reservados