Do dono de uma empresa ao funcionário do mais baixo escalão, uma coisa que sempre tem de estar alinhada e dentro dos valores e das missões da companhia é um atendimento eficaz ao cliente – não basta oferecer um produto ou serviço de qualidade, tem que saber se relacionar com quem se interessa por ele.

Isso é algo básico, mas, parece que com o advento do coronavírus, o isolamento social, entre outros fatores relacionados à pandemia, aparentemente cresceu o número de clientes insatisfeitos com o atendimento que recebem das empresas, nem sempre por culpa especificamente da empresa, mas pelos sistemas de comunicação dela.

Atendimento de qualidade, de pré, durante e pós-venda é muito importante para deixar o seu cliente satisfeito. E, nessa publicação, indicaremos elementos para fazer você fornecer um bom elo com o seu consumidor.

Tenha vários canais de comunicação

Seu cliente pode te procurar de diversas formas, agora com o isolamento, só restou meios não-físicos. Portanto, é importante você estar em todos os ambientes, desde os onlines até aos mais tradicionais mesmo, como SMS e telefone. Tenha e-mails para atendimento, atenda pelo whatsapp, responda em redes sociais, faça o cliente te encontrar de uma forma fácil e rápida.

Seja atencioso

Terá cliente que desejará falar pelo telefone, terá cliente que irá querer conversar pelo whatsapp, com outros, e-mails ou vias mais formais já bastam, o que é importante é você estar aberto a todos esses meios e tratar com muita atenção, aja como se cada caso fosse único e siga dessa forma.

Leve em consideração sempre que seu cliente poderá ter os mais variados tipos de problema

Seu cliente poderá ter dúvidas e reclamações sobre tudo, na pré, durante e na pós compra. Muitas coisas podem acontecer. Nessa hora você precisa não só atender com qualidade mas conduzir as conversas com o seu consumidor de forma muito clara, transparente e atenciosa. E esse processo só pode acabar quando ele estiver satisfeito – deixá-lo satisfeito é sempre de extrema importância.

Se preocupe com a satisfação do seu cliente

Por que a satisfação do seu cliente é tão importante? Não pense só na questão de fidelizá-lo – que é muito importante também – mas pense no seguinte: dê credibilidade ao seu produto ou serviço.

Quanto mais credibilidade seu produto tem, mais valor sua marca e empresa ganham, e também, quanto mais satisfeito ele estiver, inclusive com o atendimento, mais respeito e prestígio você terá no mercado. As pessoas valorizam demais uma experiência completa bem feita, no sentido de, pré, durante e pós-compra. Essa experiência sendo boa, você, sua empresa e seu cliente, só terão a ganhar – invista na satisfação dele, principalmente neste momento de isolamento social!  

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