Muito comum no meio corporativo, o trio Missão, Visão e Valores (MVV) é um poderoso recurso para o planejamento dos negócios de uma empresa. Esses três elementos mostram aos consumidores, parceiros e colaboradores a direção estratégica que a companhia quer seguir. Quando bem empregado, o trio pode atrair parcerias, funcionários engajados e novas oportunidades de negócios, principalmente daqueles que pensam igual ou possuem objetivos parecidos.

O MVV também serve como a apresentação do administrador em si para o mundo corporativo. Afinal, por ser um resumo da empresa, ele acaba por também traçar um perfil profissional daquele que está no comando, sua visão de futuro, suas ambições empresariais, etc.

Engana-se quem pensa que apenas grandes companhias podem fazer uso do MVV. Na verdade, ele é mais indicado justamente para micro e pequenas empresas ou àquelas que ainda estão nascendo. Ele é o ponto de partida no planejamento de um novo negócio, servindo como um perfeito guia para aqueles que estão começando a se aventurar pelo mundo empresarial, ajudando no traçar de diretrizes, de objetivos e das estratégias para colocar a empresa nos trilhos.

Infelizmente, este trio é também mal-empregado com grande frequência. Comumente, é empregado apenas como objeto de decoração ou, pior ainda, para passar aos externos uma imagem que não condiz com a realidade, numa espécie de jogo ludibriante.

O que é cada um deles?
Veja um exemplo de Missão, Visão e Valores na prática. Este é o MVV da Gol Linhas Aéreas, que pode ser visto no site da companhia.
  • A MISSÃO, como seu nome já prevê, é o propósito da empresa existir, qual é o papel que ela desempenha no mercado, um verdadeiro mantra que orienta a existência da empresa.
  • A VISÃO é onde a empresa deseja chegar, a situação que ela quer atingir, geralmente com um período de tempo determinado.
  • E, por fim, os VALORES são os ideais de atitude, comportamento, crenças, enfim, a essência da empresa perante funcionários, parceiros e clientes.

Caso a empresa já possua um MVV, ótimo! Agora, cabe ao administrador mantê-lo sempre vivo, que seja seguido e verificar se ele condiz com a realidade da firma. É importante sentar com os colaboradores e analisar: a missão está clara? A visão é algo tangível? Os valores estão sendo seguidos? Se a resposta para qualquer um desses questionamentos for negativa, então é hora de sentar novamente e redefini-los.

Se ainda não há um MVV traçado, então é hora de o fazer. Quanto mais cedo os objetivos da empresa forem firmados, melhor e mais rápido será seu desenvolvimento. Confira abaixo as etapas que devem ser consideradas:

Passo a passo para definição do MVV
  • Passo 1 – Missão
    Primeiro, saiba porque sua empresa existe. Sem isso, a missão jamais poderá ser traçada, pois ela é o pontapé inicial na construção da estratégia da empresa. Uma boa missão é aquela que diz ao público o benefício que a empresa oferece e não o serviço em si. Ela também deve ser curta, rápida, de forma que seja lembrada e propagada mais facilmente entre o público. Veja novamente a missão da Gol Linhas Aéreas. Ela não é, por exemplo, “oferecer serviço de transporte aéreo”. Pelo contrário, essa obviedade fica nas entrelinhas, dando mais importâncias a dois atributos da marca: inteligência e segurança. O serviço fica subentendido no termo “aproximar pessoas”.
  • Passo 2 – Visão
    Agora que você tem sua missão definida, é hora de elaborar a visão da empresa. Primeiro, responda: quais são os objetivos a serem atingidos nos próximos anos? Esse período deve ter metas e indicadores. Caso você queira que sua empresa seja a maior ou a melhor do segmento, não pode ser da boca para fora. É preciso traçar metas para que este objetivo seja alcançado. Mas atente-se: sua visão não pode prometer resultados, portanto evite datar sua visão. Não coloque, por exemplo, “em 3 anos, ser a melhor empresa para se investir”, pois muitos imprevistos podem ocorrer até lá. Essas informações mais pontuais geralmente ficam ocultas do público.
  • Passo 3 – Valores
    Apesar de importante, os valores nem sempre são estipulados. Isso porque, do trio, eles são os que mais exigem disciplina do empreendedor e de seus colaboradores, pois são como um código de conduta a ser seguido. Enquanto algumas os ignoram, outras acabam abraçando este elemento com determinação e usando-o até mesmo em processos seletivos, fechamento de parcerias e feedbacks aos funcionários. Uma empresa que determina valores que não serão seguidos pode ser considerada mentirosa por parte dos consumidores, resultando em um desastre corporativo.

No segundo post sobre o tema, você pode conferir um teste para definir bem sua Missão, Visão e Valores, sendo útil também para diagnosticar alguma que já estiver definida e refazê-la. Vá traçando um rascunho do que você quer para sua empresa, tendo sempre em mente que o MVV deve receber atenção e cuidado, pois o futuro do sucesso corporativo está diretamente ligado a ele.

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