Pequena, média, grande: não importa o tamanho, sua empresa precisa de um site. (Imagem: Reprodução/Freepik)

Sabe qual é a primeira coisa que as pessoas fazem quando querem comprar algo? Pesquisam pela marca na internet. Ela é uma poderosa ferramenta para pesquisa de marca e os consumidores recorrem a ela para decisão da compra. Não importa o tamanho da sua empresa: ela PRECISA ter, pelo menos, um site próprio!

Seu site não precisa ser um megaportal da internet, com zilhões de acessos diários. Não. Ele pode ser uma única página, mas que ao menos sirva para reunir informações fundamentais sobre sua marca e produtos/serviços.

O Google Insight alertou: empresa que não está na internet não existe! Pode até soar como algo exagerado demais, porém faz todo sentido quando vemos o contexto geral. Veja mais sobre essa e outras razões:

1) Clientes espontâneos

Um site pode atrair cliente sem você gastar NADA com propaganda. Sabe como? Através de pesquisas espontâneas.

Como praticamente cada brasileiro tem um celular com acesso à internet nas mãos, estão cada vez maiores as pesquisas por serviços, marcas e produtos. Por exemplo: ao precisar de serviços jurídicos, pesquisa-se por “advogados em São Paulo”, ou pode-se pesquisar por “restaurantes no Rio” em horário do almoço, e por aí vai.

Isso pode levar muitos visitantes ao seu site, entre eles potenciais clientes. Melhor ainda quando essa espontaneidade vai além e parte para o boca a boca, com recomendações de outros clientes para sua marca.

Graças às pesquisas espontâneas, seu site ganha uma grande visibilidade. (Imagem: Reprodução/Freepik)

2) Empresa com credibilidade

Vamos explicar agora a fala do Google: empresa que não está na internet não existe. Essa frase faz sentido quando analisarmos o tempo atual: a internet praticamente comanda nossas vidas. Não conseguimos fazer praticamente nada sem o auxílio da rede dos computadores.

A cada dia, novas tecnologias aparecem, novas tendências, novos estilos de vida. E muitos consumidores seguem essas novidades quase de forma religiosa. Por isso, uma empresa também precisa se atualizar, precisar conversar com a internet, ter um laço com seu público.

Dissemos anteriormente que pesquisas espontâneas levam pessoas aos sites. Então, quando o site da empresa não é encontrado, ela é considerada ultrapassada, e o público fica receoso em fechar negócio com ela. Afinal, como confiar em uma marca que não traz informações claras ou não tem acesso através da internet?

3) Sem fronteiras

A gente sabe que países têm fronteiras… e nem sempre podemos cruzá-la sem as devidas explicações. Na internet, essas fronteiras não existem, e sua marca pode alcançar os quatro cantos do planeta.

Imagine: você tem um e-commerce aqui e um cliente na Coreia do Sul compra algo. Se a entrega será possível, aí cabe à política do seu site, mas que sua marca terá visibilidade, isso é inquestionável. Um gigante portal e-commerce da China, por exemplo, fatura US$ 25 bilhões em um único dia e tem os brasileiros como seus principais compradores internacionais.

“Ah, mas eu não sou e-commerce”. Não se preocupe! Mesmo que você não faça vendas pela internet, parcerias sempre são bem-vindas, e sua marca pode se associar a outras em outros lugares, dentro ou fora do Brasil. Já imaginou o quanto isso valorizaria sua empresa?

Um site abre sua empresa para o mundo inteiro (Imagem: Reprodução/Freepik)

4) Atendimento 24 horas

Se você já conquistou uma loja física, parabéns! É uma grande vitória. Melhor ainda quando você consegue expandi-la, e a forma mais barata de fazer isso é levá-la para o mundo virtual.

“Ah, mas se eu tenho loja física, um site é dispensável”. Já falamos anteriormente que empresas sem site são ignoradas pelos clientes, e outra: uma loja física, salvo exceções, está aberta apenas em horário comercial. E na internet, ela funciona 24 horas por dia.

Isso é importante mesmo que seu site não seja um e-commerce. Como nele estão informações úteis, o atendimento na loja física se torna mais rápido e fácil com o cliente previamente ciente, e as chances de efetivação do produto/serviço é maior. Através do site, ele também poderá enviar mensagens, fazendo do site um importante canal de atendimento.

5) Loja virtual

Na internet, pode estar o segredo do seu lucro. O avanço de e-commerce é uma tendência que aumenta a cada ano. O portal E-commerce Brasil, por exemplo, faz uma projeção de 16% de crescimento neste ano.

Aqui, podemos combinar duas vantagens: a das vendas em si e o fato dos clientes poderem fazer as compras a qualquer hora do dia. Sem falar que os custos de uma loja virtual são muito inferiores se comparados a loja física.

Uma loja virtual também é um grande palco de propaganda para seus produtos. Banners, comentários dos clientes e recomendações servem como uma espécie de boca a boca, em que se destacam promoções, qualidade dos produtos.

Uma loja virtual é uma extensão das lojas físicas, 24 horas por dia. (Imagem: Reprodução/Freepik)

6) Redes sociais

Elas chegaram, conquistaram o público e dificilmente irão embora, pois quando uma delas deixa de existir, logo surge outra para ser a queridinha da vez. As redes sociais se tornaram uma grande febre, conectando pessoas das mais variadas classes sociais em busca de um mesmo interesse.

Uma das mais badaladas é o Instagram, que se tornou uma importantíssima aliada de empresas na divulgação de produtos, serviços e até para a venda efetiva. Uma imagem realmente vale mais do que mil palavras, pois um post bem feito faz milagres.

Existem ferramentas que conectam suas redes sociais ao seu site. Pode-se exibir ali as últimas imagens postadas no Instagram, curtir ou compartilhar algo pelo Facebook sem sair do seu site, e muito mais. Visibilidade é a alma do negócio.

7) Pouco investimento

A criação de um site envolve três custos básicos:

a) Mão de obra: da mesma forma que prédios precisam de pedreiros, engenheiros e arquitetos, um site tem por trás designers, redatores e programadores.

b) Hospedagem: como o nome já diz, ela vai abrigar seu site e colocá-lo na internet. O custo desse serviço costuma ser em planos anuais.

c) Domínio:  o famoso “www”, que permite aos internautas encontrarem sua página entre as milhões de outras. Também costuma-se cobrar planos anuais.

A criação de sites é uma das expertises da Vila Criativa. Foram dezenas de websites criados tanto para empresas que estão chegando ao mercado, quanto àquelas que precisavam de uma atualização ou reestruturação de seus portais.

Viu como site é importante? E com a Vila Criativa, você conta com uma equipe de criativos, com muita bagagem nas costas, que trabalha unindo os conceitos da verdade, inspiração, lazer a atitude para superar as expectativas.

Fale agora com nosso comercial por e-mail ou pelo (11) 3881-0828 e solicite sua proposta!

Av. Paulista, 2028 • Conjunto 111 • São Paulo • 01310-927 © 2006 Copyright • Todos os direitos reservados