Na tradução básica, Omnichannel significa “todos canais”, ou seja, o varejista cria uma série de meios interligados para o seu cliente consumir o seu produto dá forma mais confortável possível a ele, tanto online como offline.
Por Lucas Barozzi
Redator da Vila Criativa
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Uma vez eu fui em uma livraria no shopping procurar um box de romances policiais da Agatha Christie, afinal, sempre gostei das investigações e do tom debochado do detetive Hercule Poirot.
Uma atendente, a Sabrina, veio me perguntar o que eu desejava, então eu contei que havia visto o produto no site e me interessei, mas como morava próximo ao shopping em que está a livraria, preferi ir presencialmente.
Ela procurou no estoque da loja e falou que naquela localidade o produto já havia esgotado, mas que não me deixaria sair de mãos abanando — pelo menos na teoria.
Sabrina me propôs comprar o box naquele mesmo momento, apenas efetuando a compra no caixa com o código do pedido que ela iria gerar.
Ao chegar no atendimento, com o código do pedido, o garoto do caixa Yan, perguntou como eu desejava receber o produto:
— Lucas, você vai querer buscar aqui ou prefere receber na sua casa?
Perguntei o valor do frete e o tempo de entrega, Yan me respondeu que o produto estava na loja de outro shopping também próximo e que tanto em minha casa como lá na loja, chegaria no dia seguinte.
Para não ter que voltar ao shopping, pedi que entregassem em casa e Yan me recomendou baixar o aplicativo da loja porque com ele eu ganharia frete grátis, poderia acompanhar o trajeto do pedido e receber notificações de promoções.
O produto chegou na manhã do dia seguinte e ali reconheci que tudo que vivi foi uma experiência chamada de “Omnichannel” que visa intercalar todos os canais da loja no mesmo fluxo, com o intuito de melhorar a experiência do cliente e de levar soluções práticas — estratégia que muitas marcas utilizam!
Agora, continue lendo que eu vou te explicar tudo aqui neste post sobre essa moderna estratégia de marketing!
AFINAL, O QUE É OMNICHANNEL?
Na tradução básica, Omnichannel significa “todos canais”, ou seja, o varejista cria uma série de meios interligados para o seu cliente consumir o seu produto dá forma mais confortável possível a ele, tanto online como offline.
Essa interligação dos canais está diretamente ligada à experiência do cliente no período em que ele “trafega” pelos ambientes da sua marca. E importante: o principal recurso dessa estratégia é fazer com que os canais colaborem entre si.
Além, é claro, de focar em oferecer a melhor experiência possível ao cliente final, trabalhando numa nota de corte altíssima em satisfação.
CASES DE SUCESSO
CENTAURO
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A marca de artigos esportivos oferece um sistema de compras e trocas interligados e multicanais. Você pode comprar um produto na internet e recebe-lo em sua casa e, se precisar, pode ir em qualquer loja física trocar, por exemplo.
Além disso, você pode fazer suas compras por qualquer plataforma: site, aplicativo ou telefone, além é claro, da física.
RIACHUELO
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Se você for a uma Riachuelo para comprar um monte de roupas e depois quiser passear pelo shopping sem carregar um zilhão de sacolas, saiba que é possível. Você só precisa pedir para as roupas serem entregues em sua casa. Detalhe: você também pode pagar por elas pelos totens que oferecem atendimento online.
Essa é só uma das estratégias omnichannel que a marca oferece, além de um e-commerce com mais de 15 mil peças onde você pode comprar e retirar na loja física, liberdade para efetuar o pagamento até de dentro do provador, entre outras opções.
TACO BELL
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Você chegou em cima da hora no shopping para assistir aquele filme que tanto queria, está com fome e ainda precisa comprar o ingresso? Não se preocupe, dá tempo!
O fast-food mexicano une o omnichannel com uma estratégia de marketing chamada geomarketing. O restaurante, dentro de um raio pré-estabelecido, oferece a compra pelo aplicativo e retirada na hora. Por exemplo:
Você faz o seu pedido da fila do cinema e assim que ele estiver pronto, a cozinha te notifica. Você passa lá, pega e vai direto pra sala escura! É claro que esse é só um exemplo, mas a ideia da franquia é te poupar de filas, otimizar seu tempo e você ainda receber sua comida fresquinha e quentinha.
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A Vila Criativa pode elaborar para você sua estratégia omnichannel através de uma consultoria personalizada, além de desenvolver planos de ação e conteúdos para sua empresa aplicar e criar uma melhor experiência ao seu cliente.
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