Já falamos aqui da Black Friday, o dia de promoções que virou uma febre pelo mundo. Porém, quem pensa que ela é a única data com descontos especiais está muito enganado. Apesar da aderência em vários países, a Black Friday não é a única queridinha do mercado e possui fortes concorrentes em diferentes lugares, inclusive no próprio Estados Unidos, cada uma delas com particularidades até divertidas.
Guanggun Jie
Está solteiro? Não fique triste: na China, tem dia especial para você. Comemorado em 11 de novembro (por causa da grafia 11/11 – e o número 1 é considerado um número solitário), o Dia dos Solteiros virou um grande trunfo para os comerciantes chineses. Desde 2009, lojas físicas e on-line oferecem grandes descontos para quem não encontrou a cara-metade. Ano passado, por exemplo, o portal E-commerce Brasil informou que uma única empresa chinesa faturou US$ 25 bilhões em um dia, incluindo compras realizadas por brasileiros, já consumidores assíduos de produtos chineses, muito mais baratos em comparação a outros.
El Buen Fin
A nossa Black Friday segue calendário americano: a primeira sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. Mas, no México, o El Buen Fin acontece no terceiro final de semana de novembro, como forma de comemorar o fim do mês e o início das festas de final de ano (por isso seu nome, que significa O Bom Fim). Segundo o E-commerce Brasil, as vendas físicas e on-line lá somaram o equivalente a R$ 20,4 bilhões em 2017.
(Imagem: Reprodução/Jcomp para Freepik)
Cyber Monday
Também iniciada nos EUA, a Cyber Monday (ou Segunda-feira Cibernética) é uma extensão da Black Friday. Comemorada na primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças, e diferentemente dos descontos da sexta-feira, que são aplicados apenas em lojas físicas, a Cyber Monday faz com que e-commerce ofereçam produtos muito abaixo do preço habitual. Em 2010, por exemplo, a comScore somou compras de US$ 1,028 bilhão em um dia. Curiosamente, a Argentina também celebra a data, porém em outubro, durando em média 3 dias. Ano passado, por exemplo, foram 800 produtos comercializados por minuto, movimentando cerca de R$ 765 milhões.
Buy Nothing Day
Listado aqui apenas por curiosidade, o Buy Nothing Day é, literalmente, o Dia Mundial sem Compras. Criada pelo artista canadense Ted Dave em 1992, a data é uma forma de chamar atenção quanto aos perigos do consumismo desenfreado em escala global e seus efeitos sobre países do terceiro mundo, como a exploração do trabalho infantil, por exemplo. Sempre no último sábado de novembro, os adeptos à data se comprometem a não comprar nada por 24h, buscando realizar outras atividades, como plantar hortas comunitárias ou compartilhar seus pertences. Apesar da ideologia louvável por trás, críticos ao movimento dizem que o ato em si não altera nada o cenário mundial, já que as compras não feitas naquele sábado serão feitas posteriormente.

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