Logo oficial da Copa do Mundo FIFA 2022. (Imagem: Reprodução/FIFA)

Na última terça-feira (3), a FIFA lançou o logotipo da Copa do Mundo 2022 que será disputada no Catar. O conceito por trás do desenho representa “a conexão do mundo inteiro através do evento, apresenta elementos da cultura árabe e faz alusões locais ao jogo bonito”. As curvas também simbolizam as dunas no deserto, formando um traço único, que forma tanto o número oito – em alusão aos 8 estádios do torneio – quanto o símbolo do infinito em si.

O logo ainda faz referência à pashmina de lã, muito usada na região na época do inverno (lembrando que, pela primeira vez, o torneio será realizado entre novembro e dezembro, meses em que o inverno é a estação regente lá – se ocorresse no meio do ano, como de costume, seria sob o rigoroso verão da região, o que tornaria os jogos impraticáveis).

Polêmicas

Na internet, o desenho dividiu opiniões. Na postagem oficial da FIFA no Twitter, entre parcos elogios ao logo, a grande maioria relembrou as polêmicas que envolvem esta edição do mundial: os esquemas de corrupção, em que se descobriu grandes quantias de dinheiro usadas para compra de votos que levaram um país sem qualquer tradição no futebol a ser escolhido como sede, o fato do Catar ser conhecido pela violação dos direitos humanos e associação com grupos terroristas e até mesmo denúncias de mortes de operários durante a construção dos estádios.

Um dos comentários diz que este é “o emblema oficial da corrupção”.

Av. Paulista, 2028 • Conjunto 111 • São Paulo • 01310-927 © 2006 Copyright • Todos os direitos reservados