O processo de entrevista deve ser conduzido de forma que não gere nervosismos para as duas partes. (Imagem: Ijeab/Freepik)

É comum que grandes empresas tenham um setor exclusivo para gestão de funcionários e contratação de pessoal, o chamado “recursos humanos”. Em pequenas empresas, porém, o cenário é pode ser um pouco diferente, já que o próprio microempresário se responsabiliza por essas funções, e nem sempre ele dispõe dos mesmos conhecimentos que um profissional formado em RH, tornando uma simples entrevista de emprego em um grande desafio.

Para ajudar você, que fica na dúvida de como entrevistar ou no quê analisar em um possível candidato, reunimos alguma dicas básicas para tornar o processo menos penoso ou assustador para as duas partes. Anota aí:

Conheça bem o cargo

Conhecer totalmente a posição a ser ocupada é o principal. Antes da entrevista, elabore uma lista de todas as funções que serão exercidas e apresente-as ao candidato. Isso ajuda de saber se ele tem as habilidades necessárias para preencher a vaga.

O currículo

Algumas vezes, o currículo chega às suas mãos antes da data da entrevista. Use este tempo para lê-lo com muita atenção e anotar dúvidas que serão sanadas na hora das perguntas. Mesmo que o documento seja entregue apenas na hora da entrevista, a leitura deve ser feita. Você pode lê-lo em voz alta e tirar as dúvidas em tempo real.

Seja pontual!

Deixar o candidato esperando é um sinal muito negativo para sua empresa. (Imagem: Yanalya/Freepik)

Não é apenas o candidato que deve prezar pelo horário: você também. Além de mostrar respeito, você representa a empresa e não cumprir esse pequeno prazo passa a ideia de que existe desorganização.

Cordialidade sempre

Parece desnecessário falar, mas é sempre bom lembrar: você está lidando com pessoas e representando uma marca, então o respeito deve sobressair sempre. Além de tratar o entrevistado bem, mostre que você valoriza o tempo que ele dedicou para estar ali: desligue o celular, avise alguém que não pode ser interrompido, etc.

Quebra-gelo!

O entrevistado, geralmente, está nervoso, então um papo leve no começo da entrevista ajuda a acalmá-lo. Comente sobre o tempo, se ele achou fácil o local, e, se possível, ofereça água ou café para ele. A partir daí, ele se soltará e a entrevista ocorrerá naturalmente.

Outros ambientes

Entrevistas fora das empresas ajudam a torná-la mais natural, menos mecanizada. (Imagem: Rawpixel/Freepik)

A entrevista pode ocorrer em outros locais, como cafeterias, padarias, restaurantes, até mesmo parques. Apesar de a prática ser pouco usual, ela é excelente para dar um clima descontraído, como se o que ocorresse ali fosse um bate-papo usual. Para o entrevistador, é um grande trunfo, pois ele pode analisar o candidato socialmente.

As perguntas

No momento da entrevista em si, procure dividir as perguntas em três categorias:

  • As técnicas: são perguntas baseadas nas informações do currículo. Extraia o máximo possível de informação e tire todas as dúvidas possíveis. Anote o que julgar importante para não se esquecer na hora de decisão.
  • As explicativas: muitas vezes, o candidato pode falar o que você quer ouvir e começar a dar respostas mecânicas e automáticas. Para quebrá-las, peça para que ele explique alguma situação real que ele tenha vivido. Por exemplo: “Na empresa X, você tinha muitas funções. Como você conciliava?”. Evite hipóteses ou simulações, para que o candidato fale mais naturalmente.
  • As de vida pessoal: perguntas pessoas são bem-vindas, afinal o trabalho influenciará na vida pessoal dele e vice-versa. Claro que há limites: não seja invasivo demais. Pergunte sobre os hobbies dele, se pratica algum esporte, entre outras. Além de ajudar a entendê-lo socialmente, elas também quebram o gelo.

Nada de cortar!

Procure não interromper o candidato. Caso surja alguma dúvida no momento em que ele estiver falando, anote para fazê-la no momento em que ele parar de falar. Caso ele seja prolixo, faça perguntas que exijam respostas fechadas ou sucintas. O contrário pode ocorrer: se ele for muito tímido, estimule para que ele fale mais, deixando-o à vontade.

Dê feedback!

É comum que, ao final, o entrevistador fale que “até dia tal terá um resposta”… para depois sumir. Lembra-se do respeito? Pois ele se encaixa aqui. Dê um prazo que sabe que irá cumprir e realmente ligue ou envie um e-mail par ao candidato falando suas impressões, se ele passou ou não. Não há nada mais frustrando para o candidato do que esperar uma resposta que jamais virá. Mesmo que ele não tenha sido contratado, suas observações certamente irão ajuda-lo futuramente.

Conduza as perguntas de acordo com o seu feeling, a impressão que você terá do candidato durante o processo. Se logo de cara você tiver certeza de que ele não se encaixa na vaga, faça uma entrevista mais rápida, porém jamais encerre com um “não” ali, na hora. Atenção também ao tempo: ela não pode ser nem rápida demais, nem longa demais. Cada entrevista é única, porém essas dicas certamente ajudarão você no cenário geral.

Boa sorte! 😉

Av. Paulista, 2028 • Conjunto 111 • São Paulo • 01310-927 © 2006 Copyright • Todos os direitos reservados