Podemos dizer que 2018 acabou, não é? Está chegando a hora de desacelerar, fugir da rotina e recarregar as baterias. Algumas pessoas preferem o conforto do lar, outras passeiam pela própria cidade, e uma grande maioria escolhe praias ou cidades litorâneas.

Que tal escapar de praias lotadas, ou sair um pouco de casa, e vivenciar novas experiências, curtir a natureza e respirar outros ares aqui mesmo, dentro do Brasil? Listamos aqui 4 destinos pouco explorados pelos brasileiros, todos com lindas paisagens para serem fotografadas, ideais tanto para amantes de natureza e de esportes ao ar livre, quanto para quem quer apenas sentar, relaxar e apreciar a viagem (os créditos das imagens trazem links para agências de turismo especializadas em cada destino, com pacotes, fotos e mais informações sobre eles):

Cânion do rio Poti (Piauí)
Estendendo-se por quatro municípios, entre o Piauí e o Ceará, o cânion do rio Poti possui paredões de até 60 metros, escavados pela correnteza do rio Poti. O local pode ser apreciado por trilhas, de bicicleta, carro ou barco, e é um destino ideal para amantes de ecoturismo, história (o cânion é cheio de pinturas rupestres) e esportes ao ar livre.
Jalapão (Tocantins)
Com vegetação bem próxima à savana africana, o Jalapão encanta com suas cachoeiras, rios de águas límpidas, dunas e serras. São 34mil km² para passeio de carro, bicicleta ou a pé, que podem ser apreciados em qualquer momento do ano. A paisagem quase inóspita virou hit mundial após ser cenário de uma das temporadas do reality show americano Survivor.
Monte Roraima (tríplice fronteira)
No norte do país, entre Brasil, Venezuela e Guiana, ergue-se o fantástico Monte Roraima, a montanha com o cume mais extenso do mundo graças ao seu estilo mesa (ou tepui). Muito cobiçada por amantes de trekking e camping, oferece uma das paisagens mais incríveis da América do Sul. Mesmo quem não quiser encarar a subida pode se encantar com o grande vale ao seu sopé. Recomenda-se visita através de guias ou agências de viagem, nunca por conta própria.
Trem da Vale (Minas Gerais e Espírito Santo)

Imagem: Trem da Vale

Para quem não curte trilhas ou aventuras, que tal uma viagem de trem no estilo europeu? Pois é o que a companhia Vale oferece, em um dos passeios mais incríveis do Brasil. Logo de manhã cedo, uma composição sai de Belo Horizonte com destino à Cariacica, enquanto outro realiza o trajeto contrário. Por ser uma viagem extensa, com cerca de 900km e 13h, apenas um trem sai de cada estação diariamente. Os trens foram recentemente modernizados, com direito a entretenimento e serviço de bordo, e realizam paradas em cidades ao longo do trajeto.
Isso é apenas a ponta do iceberg. O Brasil é muito grande e tem muito, mas muito mais a oferecer. Você pode pesquisar outros roteiros em blogs e sites especializados, com dicas incríveis e pacotes para todos os gostos. Faça as malas e boa viagem! 😉

© 2006 Copyright • Todos os direitos reservados