Esse reconhecimento só é possível graças a um processo chamado branding.
Mas, o que é afinal?
Por que usar o branding?
Como posso criar o meu branding?
Por ser um trabalho complexo, é essencial buscar ajuda de agências de publicidade, afinal elas possuem um time de profissionais que farão esse estudo para você. Mas é essencial que, durante o processo, haja trabalho em conjunto das duas partes (ou seja, você e a agência), para que o branding seja certeiro. E o mais importante: confie nas recomendações que certamente a agência apresentará, já que ela possui certa expertise no assunto.
Sua empresa é pequena? Ótimo!
Essa força que a Apple, Coca-Cola, Microsoft, Itaú, entre outras, têm hoje é resultado do branding. Por isso é extremamente importante que o estudo da marca seja feito desde cedo, pois ele evoluirá conforme a empresa vai crescendo.
Até porque o branding não é um estudo inalterável. Ele pode passar por inúmeros ajustes conforme os feedbacks recebidos. Por exemplo: é comum que uma empresa mude sua abordagem e posicionamento, até mesmo logotipo, seja por reestruturação interna ou devido à alteração no perfil de seu público, por exemplo. Toda essa mudança deve ser feita e acompanhada de perto por um novo estudo de branding, que quanto mais cedo for iniciado, mais assertivo e próspero será.
Portanto, micro e pequeno empresário, não é porque você não tem o mesmo tamanho de uma Coca-Cola que você deve ignorar o branding. Pelo contrário: você deve abraçá-lo o quanto antes, estudando sua base profissional, seu público, sua abordagem, tudo que seja necessário para ajudar a construir e consolidar a imagem da sua empresa, deixando-a apta para enfrentar o concorrido mercado lá fora.
E para médias e grandes empresas?
Há alguns anos, a empresa de telefonia Oi passou por uma reestruturação de imagem após se recuperar de uma grave crise econômica, apresentando diferentes opções de logotipo. Indo além, a Malaysia Airlines, gigante da aviação asiática, está realizando um grande estudo de branding para se recolocar totalmente no mercado após os dois acidentes ocorridos em março e julho de 2014.
É sumamente importante que o estudo de branding esteja sempre ativo. Nas médias e grandes empresas, ele também ajuda para antever possíveis problemas internos ou externos, blindando a imagem da corporação diante de adversidades. Em algumas delas, há equipes próprias exclusivamente voltadas para este serviço, enquanto outras recorrem à agências de publicidade como responsáveis pelo estudo.
Em conclusão, uma empresa, qualquer que seja seu tamanho, precisa compreender muito bem o cenário ao seu redor. Precisa verificar quando, como e por onde mudar, como evoluir, até mesmo dar alguns passos para trás, se necessário for. Um verdadeiro empresário está preparado para qualquer obstáculo, e o estudo de branding serve como um grande apoio para superar todos eles e caminhar rumo ao futuro.