Qual é a primeira marca de refrigerante que vem à sua cabeça? Agora, pense em uma de celulares. É muito provável que Coca-Cola e Apple tenham pipocado na sua mente. Esse “exercício” pode parecer bobo, mas é extremamente importante quando se fala em sucesso de marca. Essa importância é tanta que, anualmente, o Instituto Datafolha promove o Top of Mind, uma pesquisa massiva que aponta as marcas mais lembradas pelos consumidores em diferentes segmentos do mercado.

Esse reconhecimento só é possível graças a um processo chamado branding.

Mas, o que é afinal?

Branding é um longo e trabalhoso processo que visa consolidar uma marca no mercado. Ele envolve basicamente tudo: administração, elaboração, planejamento, marketing e divulgação. A junção de todas essas vertentes tem como objetivo não apenas consolidar, mas também tornar uma marca referência de produto ou serviço.

Por que usar o branding?

Para que sua marca tenha personalidade. O processo do branding a deixa mais próxima do cliente, cria uma relação de identidade com ele e o fideliza. Isso é de extrema importância, pois fidelização coloca sua marca acima das outras em questão de competitividade. Afinal, qual cliente não quer usar produtos que são “a cara dele”?

Como posso criar o meu branding?

A primeira coisa que você precisa entender é que o branding não é tarefa da noite para o dia. Ele demanda muita, mas muita pesquisa mesmo, já que engloba diversos fatores: perfil do seu público-alvo, costumes, história da sua empresa, missão, visão e valores, uso das cores, desenvolvimento de slogan e por aí vai.

Por ser um trabalho complexo, é essencial buscar ajuda de agências de publicidade, afinal elas possuem um time de profissionais que farão esse estudo para você. Mas é essencial que, durante o processo, haja trabalho em conjunto das duas partes (ou seja, você e a agência), para que o branding seja certeiro. E o mais importante: confie nas recomendações que certamente a agência apresentará, já que ela possui certa expertise no assunto.

Sua empresa é pequena? Ótimo!

No começo do texto, quando citamos a Coca-Cola e a Apple, você deve ter imaginado que o branding serve apenas para grandes multinacionais, não é? Pois saiba que o branding serve para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Além disso, não se esqueça de que grandes empresas foram, um dia, pequenas e até mesmo microempresas.

Essa força que a Apple, Coca-Cola, Microsoft, Itaú, entre outras, têm hoje é resultado do branding. Por isso é extremamente importante que o estudo da marca seja feito desde cedo, pois ele evoluirá conforme a empresa vai crescendo.

Até porque o branding não é um estudo inalterável. Ele pode passar por inúmeros ajustes conforme os feedbacks recebidos. Por exemplo: é comum que uma empresa mude sua abordagem e posicionamento, até mesmo logotipo, seja por reestruturação interna ou devido à alteração no perfil de seu público, por exemplo. Toda essa mudança deve ser feita e acompanhada de perto por um novo estudo de branding, que quanto mais cedo for iniciado, mais assertivo e próspero será.

Portanto, micro e pequeno empresário, não é porque você não tem o mesmo tamanho de uma Coca-Cola que você deve ignorar o branding. Pelo contrário: você deve abraçá-lo o quanto antes, estudando sua base profissional, seu público, sua abordagem, tudo que seja necessário para ajudar a construir e consolidar a imagem da sua empresa, deixando-a apta para enfrentar o concorrido mercado lá fora.

E para médias e grandes empresas?

Como falamos anteriormente, é comum que as empresas passem por uma reestruturação comunicacional. Algumas mudam cores do logotipo, outras alteram o slogan, e outras mudam absolutamente tudo.

Há alguns anos, a empresa de telefonia Oi passou por uma reestruturação de imagem após se recuperar de uma grave crise econômica, apresentando diferentes opções de logotipo. Indo além, a Malaysia Airlines, gigante da aviação asiática, está realizando um grande estudo de branding para se recolocar totalmente no mercado após os dois acidentes ocorridos em março e julho de 2014.

É sumamente importante que o estudo de branding esteja sempre ativo. Nas médias e grandes empresas, ele também ajuda para antever possíveis problemas internos ou externos, blindando a imagem da corporação diante de adversidades. Em algumas delas, há equipes próprias exclusivamente voltadas para este serviço, enquanto outras recorrem à agências de publicidade como responsáveis pelo estudo.

Em conclusão, uma empresa, qualquer que seja seu tamanho, precisa compreender muito bem o cenário ao seu redor. Precisa verificar quando, como e por onde mudar, como evoluir, até mesmo dar alguns passos para trás, se necessário for. Um verdadeiro empresário está preparado para qualquer obstáculo, e o estudo de branding serve como um grande apoio para superar todos eles e caminhar rumo ao futuro.

Av. Paulista, 2028 • Conjunto 111 • São Paulo • 01310-927 © 2006 Copyright • Todos os direitos reservados