Vidrados, novo reality da Netflix, explora a milenar arte de esculpir usando vidro. (Imagem: Reprodução/Netflix)

Entre tantas profissões, talvez a menos conhecida (e, ironicamente, uma das mais antigas) é a de soprador de vidro. Sabe aquelas esculturas de vidro que tiram o fôlego ou até mesmo a singela jarra de suco da sua casa? Pois elas existem graças a ele.

Apesar de pouco difundida no Brasil, a profissão de soprador de vidro (datada desde o Império Romano) é muito respeitada na Europa, sendo equiparada à de um artista plástico. Isso porque homens e mulheres usam e abusam do corpo e da criatividade para criação de peças únicas.

Para você conhecer um pouquinho mais sobre essa profissão, vale uma conferida no reality show Vidrados (Blown Away, no original), lançado recentemente pela Netflix. No programa, dez sopradores competem entre si por um prêmio de US$ 60 mil e um espaço fixo no Corning Museum of Glass. Fundado em 1951, o museu valoriza a arte do vidro e reúne cerca de 50 mil objetos de vidro, alguns com mais de 3.500 anos.

Com dez episódios de 25 minutos cada, os sopradores enfrentam diferentes desafios, trazendo para uma escultura a inspiração a partir de uma foto, uma visão de futuro e até uma toalha. Confira o trailer com legendas em inglês:

Av. Paulista, 2028 • Conjunto 111 • São Paulo • 01310-927 © 2006 Copyright • Todos os direitos reservados