Ler é excelente! Já falamos sobre isso anteriormente e até indicamos alguns títulos a serem lidos. Porém algumas pessoas acham que leitura pode ser maçante ou chato. Há algumas que até admiram e gostariam de ter o costume de ler, só não têm disposição ou não sabem por onde começar.

As chances de uma pessoa se tornar uma leitora assídua serão maiores se ela for estimulada desde pequeno, isso é verdade. Porém, em qualquer momento da vida, com empenho e força de vontade, pode-se começar a ter amor pelos livros.

Transforme-se em um verdadeiro devorador de livros e mergulhe em diferentes viagens pela literatura. (Imagem: Reprodução/Jannoon028 para Freepik)
Infelizmente, no sistema educacional brasileiro, o estímulo à leitura nas crianças é feito de forma equivocada. Não adianta colocar Machado de Assis ou Guimarães Rosa para crianças do ensino fundamental na esperança de que elas se apaixonem pela literatura. Não estou dizendo que são autores ruins, longe disso: eles devem ser lidos! Mas na idade e no momento certo. Pior ainda se levarmos em conta o número assustador de escolas públicas que não possuem uma biblioteca ou livros atraentes aos olhos dos pequenos.

Mas, para você que quer começar a se aventurar no universo dos livros e fazer parte do seleto grupo de leitores assíduos, saiba que nem tudo está perdido. Por isso preparamos algumas dicas para você começar a se tornar um fã de carteirinha da leitura:

Do que você gosta?

Terror. Policial. Romance. Pense nos gêneros de filmes ou séries que você gosta e projete este gosto em livros que tenham a mesma pegada. Afinal, nada mais gostoso do que acompanhar algo que já gostamos previamente, não é? Esse é o primeiro passo para começar a ler como se não houvesse amanhã.

Visite bibliotecas e livrarias
A Livraria da Vila, na Vila Madalena, em São Paulo, foi eleita pelo jornal The Guardian a 4ª livraria mais bonita do mundo. (Imagem: Reprodução/bluesyemre.com)
A atmosfera de bibliotecas e livrarias ajuda, e muito. Você pode conversar com bibliotecários/vendedores, pedir sugestões, pegar um livro na prateleira e ler por ali mesmo. Atualmente, muitas livrarias criaram ambientes especiais, que buscam fazer você sentar em pufes ou tomar um bom café enquanto lê um livro.
Tá na hora!
Estabeleça um horário para leitura para começar a treinar seu cérebro e seu organismo. Escolha também o tempo que você dedicará à leitura: cinco minutos, quinze, meia hora por dia? Você escolhe! Muitas pessoas, por exemplo, leem antes de dormir, enquanto outras aproveitam o trajeto até o trabalho. Mas o importante é manter-se fiel ao horário escolhido!
Comece pequeno
Se você não tem o hábito da leitura, não adianta começar por uma obra de 600 páginas. Busque livros do gênero que você goste que sejam curtos. Aos poucos, você passará a apreciar obras mais longas de forma quase automática.
Um cantinho para chamar de seu
Encontre um local confortável e transforme-o em seu santuário para leitura. (Imagem: Reprodução/Freepik)
Em casa ou no trabalho, encontre um local onde você se sinta o mais confortável possível: pode ser um sofá, o jardim, a varanda. Criar um cantinho para leitura, que seja arejado e bem iluminado, ajuda a tornar a leitura mais prazerosa.
Pare!
Não está curtindo o livro? Então, pare de lê-lo. Nada mais desestimulante do que insistir em uma obra que você não está curtindo. Ler deve ser prazeroso, e não uma tortura. Se até mesmo leitores assíduos costumam abandonar livros que não despertaram interesse, imagine então quem está cultivando o hábito? Não se envergonha! Claro que não é para desistir logo na primeira página ou capítulo. Avance um pouco e, caso a história não seja realmente boa, parta para outro.
Paciência é uma virtude!
Esse é o mais importante: paciência. Você não vai ler três linhas de um livro e se tornar o maior leitor do mundo. Como qualquer mudança de rotina, a leitura deve ser estimulada e cultivada com atenção e muita calma. Seguindo os passos religiosamente, principalmente o de estipular um horário para leitura, você logo estará devorando muito livros.

Av. Paulista, 2028 • Conjunto 111 • São Paulo • 01310-927 © 2006 Copyright • Todos os direitos reservados